» Locação de Trajes
Feminino
Daminhas
Madrinhas
Noivas
Vestido de Festa
Formaturas
Acessórios
Becas
Smoking
Vestidos
Masculino
Noivos
Padrinhos
Pajens
 
» Eventos

26/07/2011
Formatura - Direito Uniesp

» Black Tie e Smoking

O Black Tie é traje de gala e o mais sofisticado dos looks. Não dá para inventar sob risco de cometer um erro fatal.

O smoking pode ser clássico com 1 botão e gola de bico ou o moderno modelo de 3 botões com gola social. Já está despontando o modelo de 4 botões, conhecido como Smoking Europa.

Gola xale, nem pensar!

A camisa deve ser a rigor plissada e a gola pode ser social o do tipo "vovô" (mais usada). A gravata recomendada é a borboleta e a faixa deve ser sempre na cor da mesma.

Se no convite contar "Black Tie" (rigor absoluto) a gravata tem que ser obrigatoriamente preta. Temos observado algumas tendências para a gravata social preta como acontece na entrega do Oscar e em algumas festas nos Estados Unidos.

Cuidado com as calças com faixa em cetim nas laterais para não ficar parecendo com os garçons. Isto não se usa mais há muito tempo, mas têm aparecido em algumas fotos em editoriais de revista de moda. Não tem coisa mais antiga remetendo-nos até mesmo aos extintos lanterninhas dos cinemas.

Os sapatos agora devem ser lisos e prefira os clássicos em verniz, sapatos de amarrar não têm nada a ver com smoking.

Faça a diferença optando por trajes diferenciados e caprichando nos pequenos detalhes como abotoaduras, relógios, barba e cabelos bem feitos. Lance mão do gel e dos perfumes, sem exagero.

Quando usar: Bailes, recepções, banquetes, casamentos formalíssimos e comemorações epeciais quando constar no convite.

» Voltar para dicas